Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011

A SUA PEFEIÇÃO ESPIRITUAL -

Texto  fl 3.12-24
Mente – coração  Sede e faculdade do pensamento, da   reflexão, da lembrança; intelecto; entendimento; CORAÇÃO ,   moral e espiritual; 1 Co 2. 16 Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.  Para melhor compreensao.  verão (NTLH)  16 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.
 Coração - é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito , órgão que bombeia o sangueO 2) Em sentido figurado, o coração é a sede do intelecto.  Ex bíblico Destruição do homem através do dilúvio.  (Gn 6.5)   5 E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente,    dos sentimentos   Ex  bíbico  de Ana - (1Sm 1.8) v8 Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?    e da vontade  O salmista diz: (Sl 119.2). 2Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração. Buscar Rfs
Alma   A parte não-material e imortal do ser humano.   Quando Jesus estava dando instruções ao discípulos   (Mt 10.28) 28E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a “alma e o corpo
(Salmos 34:22)  "O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado.  " Na Bíblia muitas vezes a palavra “alma” é empregada em lugar do pronome pessoal: “Livra a minha alma da espada” quer dizer “salva-me da espada” (Sl 22.20, 20Livra a minha alma da espada e a minha predileta, da força do cão.). Outras vezes “alma” em hebraico, quer dizer “pessoa” em português (Nm 9.13).  Moisés  instruindo sobre a celebração da Páscoa –v 13 Porém, se um homem achar-se limpo, e não estiver de caminho, e deixar de celebrar a Páscoa, essa alma (Pessoa )  será eliminada do seu povo.....................
(Pequeno) Nome romano de SAULO, APÓSTOLO dos GENTIOS, o maior vulto da Igreja primitiva (At 13.9). Israelita da tribo de Benjamim (Fp 3.5) e FARISEU (At 23.6), era cidadão romano por ter nascido em TARSO. Foi educado em Jerusalém aos pés de GAMALIEL (At 22.3; 26.4-5). De perseguidor dos cristãos (At 8.3), passou a ser pregador do evangelho, a partir de sua conversão (At 9). De Damasco foi à Arábia (Gl 1.17). Voltando para Damasco, teve de fugir (At 9.23-25). Em Jerusalém os cristãos tinham receio dele (At 9.26-28), mas Barnabé o levou aos apóstolos. Foi enviado a Tarso (At 9.30), e dali Barnabé o levou a Antioquia da Síria (At 11.19-30). Com vários companheiros Paulo realizou três viagens missionárias (At 13—20). Em Jerusalém enfrentou a fúria dos opositores, indo parar em Cesaréia (At 21.17-23.35), onde compareceu perante Félix, Festo e Herodes Agripa II (At 24—26). Tendo apelado para o Imperador, viajou para Roma, onde permaneceu preso durante 2 anos (At 27—28; v. os mapas das viagens missionárias de Paulo). Ali escreveu Ef, Fp, Cl e Fm. Além disso escreveu mais nove cartas (v. EPÍSTOLAS DE PAULO). Diz a tradição que foi libertado e realizou trabalhos missionários por mais 3 anos. Foi preso novamente e executado em Roma, provavelmente em 67 d.C., no tempo de NERO.

Paulo de perseguidor Saulo contra a  Igreja – apedrejamento de Estevão.At 7. 58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. 59 E apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.  At 8. 3  E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.

Passou a ser erseguido - At 26.10 o que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido poder dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e, quando os matavam, eu dava o meu voto contra eles. At 26. 11 E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui. 
2 Co 11. 24 -  Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um; 25três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; 26 em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;  27 em trabalhos e fadiga, em vigílias, muitas vezes, em fome e sede, em jejum, muitas vezes, em frio e nudez. 28Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
Alcançando a perfeição(mensagem)  Prosseguindo para o alvo, A corrida do cristão
Fl 3.12-14. O que nós podemos fazer para  alacansar a perfeição espiritual?
ALVO-OBJETIVO
1.       Sua mente deve estar deve estar focada no objetivo (Alvo) Paulo admitiu que ainda não havia alcançado a perfeição espiritual, mas v 12 ele declarou que a buscava (ou se esforçava para alcançá-la. Ele então estabeleceu o objetivo de obter a perfeição, que só se torna possível em Cristo Jesus.  v 12  (NTLH) FL 3.12 Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o (prêmio?) pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus.  Paulo se esforçava (RA) Hb 2. 1 Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. (NTHL)Hb 2.1 Por isso devemos prestar mais atenção (diligência) nas verdades que temos ouvido, para não nos desviarmos delas. Paulo admitiu que ainda não havia alcançado a pefeição espiritual,
2.       Prossiga e “persiga,persista, ”  o seu objetivo Ele empregava nisso todas as suas energias, assim como um atleta olímpico que desejava  conquistar a medalha de ouro.  (RA) Fl 3.14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Cuidado ativo. Presteza de fazer alguma coisa. (RA) Os 6. 3 Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia (chuvas da primavera) que rega a terra.
3.       Concentre-se no objetivo O apostolo estava determinado a não permitir que nada o impedisse de alcançar o seu objetivo. Para conseguir a perfeição, ele permaneceu concentrado no alvo, não aceitou nenhuma distração.  Fl 3.13 - Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço:
4.       Esqueça o passado, lançe fora o passado – O tipo de esquecimento a que ele se referiu é o desprezo deliberado, á lembrança dos problemas, derrotas e vitórias passadas.  Ele sabia que se olhasse para trás, perderia a velocidade na corrida e certamente perderia a disputa  13 mas.......uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus
a.      – Hb 8. 12 Porque serei misericordioso para com as suas iniqüidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.    Hb 10. 16 Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, acrescenta: 17E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
5.       Olhe para o que esta á sua frente.-  Como o corredor que se aproxima do ultimo quilômetro da corrida, Paulo canalizou todas as suas energias e olhou para frente, entusiasmado com a expectativa da vitória que o aguarda. Prossigo (prosseguir,se conduzir, ir, avançar). Qual é o prêmio  (RC)1Co 9.18 18 Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo, para não abusar do meu poder no evangelho.
(NTLH) Nesse caso, qual é o pagamento que recebo? É a satisfação de anunciar o evangelho sem cobrar nada e sem exigir os direitos que tenho como pregador do evangelho. (RC) Cap. 9.24  Não sabeis vós que os que correm no estádio, (pista olímpica) todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. (NTLH) 9. 24 Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio.
Vitória que o aguarda .  Hb 11. 39 Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, 40 por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados. (VEESÃO)  NTLH - 39 Porque creram, todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que ele havia prometido. 40 Pois Deus tinha preparado um plano ainda melhor para nós, a fim de que, somente conosco, elas fossem aperfeiçoadas. Eles ainda não receberam a promessa, aguardando para receberem juntos conoco.Glória  à Deus 
2 Tm 4.8 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.
Observe –cuidado para não perder o galardão. (RA)1 Co 27 Antes, subjugo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.na versão NTLH -27  Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela. Cuide irmão, vigie para receber seu galardão que o aguarda.

Texto comentado da  Biblia NVI  - do Pr Morris Cerulo
transcrição Pb Daniel Silveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário